Profissionais de RH sabem que investir em treinamento e capacitação dos colaboradores é sempre uma boa ideia. Mas um grande desafio para esses profissionais é como saber se esse investimento tem dado certo ou não. Para isso, existem as métricas de acompanhamento para treinamento e desenvolvimento.
Quando essas métricas para treinamento e desenvolvimento são implementadas de forma eficaz, podem funcionar como referências, ajudando as equipes responsáveis a avaliar e, eventualmente, melhorar seus esforços.
É muito importante que estas métricas sejam consistentes, facilmente mensuráveis e voltadas para resultados reais. Neste artigo vamos apresentar importantes indicadores de treinamento que devem fazer parte dos programas de sua empresa. Acompanhe!
Avaliação de satisfação
Neste indicador, procura-se medir a satisfação dos participantes. O objetivo é, através de perguntas claras, descobrir se o participante gostou da experiência e se achou o material do programa útil para seu trabalho.
As respostas dos participantes são essenciais para determinar o grau de envolvimento que eles terão em uma próxima etapa de aprendizagem e também para aprimoramento de futuros treinamentos.
No entanto, vale ressaltar que os colaboradores podem ficar receosos ao expressar sua verdadeira opinião. Nesse caso, deixe claro que o colaborador tem total liberdade para fazer as suas considerações sobre o treinamento, mesmo que elas sejam negativas e que seu feedback é anônimo.
Aprovação e reprovação
Esta métrica de acompanhamento é utilizada para medir o quanto do conteúdo ensinado foi, de fato, absorvido pelos colaboradores.
Portanto, ao final do treinamento, é válido aplicar uma prova abordando tudo o que foi tratado durante o curso.
É recomendável inclusive fazer um teste antes e depois do treinamento. Antes, o teste fornece uma base de conhecimento e mostra lacunas de conhecimento. Já a pontuação pós-treinamento deve demonstrar melhorias, apontando para o grau de aprendizado dos participantes com o material.
Aplicação e aprendizado
Esta métrica analisa as diferenças em relação ao comportamento do participante no trabalho após a conclusão do treinamento.
Este indicador pode ser o mais importante para medir a utilidade de um programa de treinamento. No entanto, pode ser difícil medi-lo, demandando um acompanhamento mais próximo.
Retenção de conhecimento
Para identificar quanto conhecimento os funcionários treinados retêm ao longo do tempo, considere aplicar um segundo teste após um determinado período. Isso pode demonstrar ainda mais a eficácia do treinamento ou apontar para a necessidade de um reforço.
Retorno sobre o investimento
Este indicador determina o sucesso geral do modelo de treinamento, medindo fatores como menor índice de erros, melhor qualidade dos produtos, menos acidentes no local de trabalho, maior produtividade.
É claro que cada tipo de treinamento pode levar a um resultado diferente, mas é importante definir métricas de acompanhamento para treinamento e desenvolvimento que sejam claras para que o investimento seja plenamente aproveitado.