O eSocial ficou muito conhecido em 2015, quando passou a ser utilizado para regularizar a vida profissional de empregados domésticos.
Mas ele é mais amplo. “É um sistema para unificar o envio das informações devidas pelos empregadores em relação aos seus empregados, sob a forma de arquivos específicos que compõem o Sistema de Escrituração Digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas”, explica Giovany Oliveira, sócio da Strong IT.
Segundo ele, por ser um requisito legal e obrigatório para empresas de pequeno, médio e grande portes, é fundamental que todas elas se preparem para garantir a entrega de todas informações dentro dos padrões exigidos pelo sistema do governo.
Como são muitos os detalhes da ferramenta, erros podem acontecer. “O RH das empresas é o responsável por 70% das informações que compõem o sistema”, diz Oliveira.
Por isso, explica, esse é o setor mais sensível em termos de informações para alimentar o eSocial.
eSocial – solução STRONG IT
Para evitar que eventuais erros prejudiquem as empresas, a Strong IT – consultoria especializada em soluções SAP para a área de RH – criou soluções integradas para facilitar o uso do eSocial.
“A plataforma da solução STRONG IT possui mecanismos que garantem toda revisão de Dados, Processos e Sistemas, atendendo de forma integral as necessidades do sistema”, afirma Oliveira.
Além de planejar o projeto, sanear dados do sistema e implantar a solução, a Strong IT oferece suporte operacional para acompanhar a solução implantada no ambiente produtivo para garantir o seu completo funcionamento.
Por isso, ajuda funcionários de RH a usar o eSocial com mais eficiência e as empresas a garantir menos erros no uso da plataforma.