O que os profissionais de RH devem esperar neste ano
O ano de 2016 chegou ao fim e permitiu um balanço do que aconteceu nos últimos meses, trazendo planos para o próximo ciclo. A instabilidade político-econômica no Brasil afetou diversos segmentos de mercado, causando entre outros problemas aumento da taxa de desemprego no país.
Com este cenário, muitos profissionais de RH precisaram lidar com os impactos e reavaliar suas atribuições. Agora é um período para refletir sobre o que será preciso fazer para encarar os desafios que ainda estão por vir:
- Recrutamento e Seleção: A palavra é assertividade. Os recrutadores devem ser mais ainda rigorosos nos processos seletivos, já que as contratações erradas acarretam inúmeras perdas às empresas, especialmente em produtividade. O trabalho de recrutamento e seleção deverá ser executado com mais agilidade e dinamismo, já que seleções longas, exaustivas e com pouco feedback costumam desmotivar os candidatos, e o investimento do RH nesse trabalho pode sair caro.
- Retenção de Talentos: Mesmo em momentos de crise, os melhores talentos continuam encontrando espaço no mercado de trabalho. Por isso, a retenção dos melhores profissionais segue na lista de desafios da gestão de pessoas. Estratégias como promoções internas, horários e benefícios flexíveis, treinamento e desenvolvimento, além de remuneração competitiva se mantém como destaques.
- Gestão de pessoas de gerações diferentes: já não é mais tão raro encontrar profissionais da geração Y liderando equipes integradas por pessoas da geração X ou até mesmo baby boomers. O desafio da gestão de pessoas nesse cenário não é apenas promover uma convivência pacífica, e sim garantir que as expectativas de cada geração estejam alinhadas com o que a companhia oferece e/ou demanda.
- Engajamento: engajar funcionários sempre faz parte dos desafios dos profissionais RH. Entretanto, o momento de crise atual torna este trabalho ainda mais importante, pois a máxima do “fazer mais com menos” ainda impera em diversas organizações. Além disso, os períodos de crise trazem consigo diversas incertezas, especialmente em relação ao trabalho, diminuindo a motivação, o engajamento e a produtividade dos colaboradores.