Se você é um gerente ou um profissional de RH, você provavelmente, pelo menos, ouviu falar de avaliação contínua de desempenho. Esta incorpora feedback em tempo real, alocação de objetivos de curto prazo e conversas frequentes de desenvolvimento para os funcionários.
A avaliação contínua de desempenho está ganhando popularidade. No entanto, embora existam muitos artigos afirmando que esta é a escolha certa para sua empresa, ainda há muitas dúvidas sobre como implementar essa mudança organizacional. E sem uma boa orientação, é muito difícil ser bem-sucedido, e assim a empresa provavelmente retornará às análises de desempenho anuais antiquadas e, em diversos casos, ineficientes.
Pensando nisso, listamos alguns passos bem importantes para fazer a transição para a avaliação contínua de desempenho:
- Não adie a transição
Diversas pesquisas mostram gestores insatisfeitos com o sistema tradicional de avaliação anual. Se este for o caso de sua empresa, não há sentido em adiar o inevitável. Quanto mais cedo você agir, mais cedo será possível ver os benefícios.
- Converse com os gestores e descubra quem já está conduzindo discussões regulares de desempenho
Se você está tendo dificuldades para fazer com que os gestores tenham uma avaliação de desempenho anual com seus funcionários, talvez você ache que implementar a gestão de desempenho contínua é uma tarefa impossível. Mas você pode se surpreender e descobrir que alguns gestores já fazem isto, ainda que informalmente.
Um passo importante é conversar com os gerentes e descobrir quantos deles já estão realizando discussões informais de desempenho. Muitas empresas que introduziram a avaliação contínua de desempenho descobriram que seus gerentes já faziam isso de certa forma. Procure entender como eles organizam as reuniões, com que frequência estas acontecem etc.
- Envolva os líderes da empresa.
Para obter sucesso na implementação de um novo sistema de avaliação contínua de desempenho, é necessário obter adesão dos executivos da organização. É mais fácil ter o restante de sua força de trabalho a bordo quando esta vê os superiores liderando pelo exemplo.
É normal enfrentar alguma resistência a uma mudança organizacional significativa. Seja claro sobre como o novo processo identificará funcionários com alto e baixo desempenho e como as promoções e as remunerações serão administrados. Saber que essas questões foram consideradas e estão sendo tratadas pode dar aos executivos um nível de confiança maior no novo sistema.
- Apresente os benefícios para os gestores
Nenhum gestor ficará realmente envolvido se não entender como este novo sistema de avaliação pode efetivamente melhorar o desempenho.
Para os gestores, enfatize os benefícios de uma equipe mais engajada, motivada e com melhor desempenho. Eles também precisar acreditar que os feedbacks regulares economizam tempo quando comparados a um árduo processo de avaliação anual.
- Ofereça o treinamento e orientação necessários
Para aproveitar ao máximo seu novo sistema de avaliação contínua de desempenho, forneça o treinamento apropriado. Não assuma simplesmente que isso é algo que vem naturalmente para todos os gestores.
- Comunique continuamente as mudanças que estão prestes a ocorrer
O planejamento de comunicação é crítico ao fazer a transição para a gestão de desempenho contínua. Não confie apenas em um único e-mail anunciando a alteração. Organize uma variedade de métodos para comunicar a transição, incluindo newsletters, vídeos, reuniões presenciais, webinars etc.
- Conte com um software de avaliação de desempenho contínua
A tecnologia pode facilitar muito sua transição para esse novo método de avaliação. Com o uso de um software adequado, você pode agendar e acompanhar as reuniões individuais dos funcionários, trocar feedback em tempo real e acompanhar as metas que serão revisadas regularmente.
Os recursos de avaliação de desempenho contínua são fornecidos como parte do módulo de Desempenho e Metas da solução SAP SuccessFactors. Três anos após o lançamento desta funcionalidade, a mesma já foi adotada por mais de mil empresas no mundo todo. Isto demonstra como as empresas estão transformando a gestão de desempenho para aumentar o engajamento dos funcionários e aumentar sua retenção.
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