A melhoria contínua dos processos de negócio é um elemento chave para a competitividade e lucratividade sustentável de uma empresa. No entanto, para chegar a esse estágio é preciso percorrer um caminho árduo e pontuado de armadilhas, que podem levar a um dispêndio de tempo e recursos valiosos.
Para garantir o sucesso em sua busca por maior eficiência nos processos, as empresas devem contar com parceiros confiáveis, que tenham experiência e histórico de bons resultados. Além disso, o parceiro deve poder apresentar uma abordagem consistente e que entregue valor desde o primeiro momento, sem esquecer a visão de longo prazo.
A STRONG utiliza a abordagem BPM – Business Process Managementnos projetos de análise e redesenho dos processos de negócio. Nossa proposta de valor é desdobrada em dois aspectos:
- Criar valor mensurável por meio da transformação de negócios, processos, estruturas organizacionais e papéis/responsabilidades;
- Habilitar a transformação por meio de tecnologias digitais integradas adequadamente com os processos.
Estes aspectos se desdobram em alguns enfoques, que compreendem o cerne da abordagem BPM:
- Redesenhar ou “recriar” os processos de negócios;
- Transformar a experiência pessoal do usuário;
- Planificar, medir e assegurar a criação de valor, enfatizando o retorno sobre o investimento (ROI);
- Integrar tecnologias para alinhar os novos processos e melhorar a experiência do usuário em todo o ciclo.
A visão “end to end” que aplicamos em nossos projetos permite ao cliente perceber valor agregado desde as primeiras fases do projeto.
A metodologia BPM é um conjunto de fases logicamente encadeadas, que parte da avaliação do nível de maturidade dos processos, realiza o mapeamento destes processos identificando os pontos de melhoria, conduzindo à definição do caminho de implementação dos processos futuros e ao estabelecimento de uma prática de melhoria contínua pela qual a empresa avança para níveis crescentes de maturidade e de eficiência em seus processos de negócio.
Para superar a dificuldade natural da etapa de definição de novas soluções para os problemas de processos, lançamos mão de algumas ferramentas e técnicas diferenciadas. O uso do Design Thinking na etapa de desenho dos processos futuros, por exemplo, promove o engajamento de todos os responsáveis, sejam executores ou clientes do processo em foco, ao mesmo tempo que abre condições para se encontrar a solução que melhor responde às necessidades do negócio.
O uso da metodologia BPM, associado à larga experiência de nossos consultores na área de Recursos Humanos, garante ao cliente da STRONG o atingimento de suas metas de eficiência na gestão de processos.