Seja uma empresa grande ou pequena, é sempre importante manter os profissionais motivados. Uma das formas de estimular a motivação da equipe é fazer uma avaliação de desempenho justa. É válido que os colaboradores saibam dos resultados de suas ações, sendo positivas ou não, e este feedback é essencial para desenvolver a equipe.
Existem diferentes métodos avaliação de desempenho que podem ser aplicados nas empresas, alguns mais relacionados a atividades e metas e outros a perfis comportamentais. É possível combinar mais de um método para um entendimento mais amplo. Abaixo estão alguns bastante utilizados:
Avaliação 360º
Bastante popular nas empresas, por este método os profissionais são avaliados e ao mesmo tempo avaliadores dos pares, subordinados e gestores, além de fazerem uma auto avaliação. Não costuma haver interação entre avaliados e avaliadores neste processo e no final todas as visões são comparadas.
Auto feedback
Este método consiste em um questionário em que o próprio profissional responde a respeito de si mesmo. Em geral, o profissional seleciona frases que o identificam e indicam no que este acredita que as pessoas pensam a seu respeito, pontos fortes, de melhoria, oportunidades, limitadores etc. Trata-se de uma avaliação mais detalhada e estratégica.
Sistemas Representacionais
Esta avaliação de desempenho engloba perguntas que fornecem uma análise precisa sobre o sistema representacional predominante de cada colaborador. Segundo a Programação Neurolinguística – PNL, existem quatro tipos de sistemas representacionais: digital, sinestésico, auditivo e visual. O objetivo desta avaliação é conhecer o comportamento, pontos fortes, forma mais eficiente de aprendizagem e processamento de informações, como se comporta no ambiente de trabalho, entre outras características.
Coaching Assessment
Esta ferramenta de avaliação comportamental é fundamentada pelo teste psicológico DISC e fornece um relatório detalhado e preciso de cada colaborador e equipe. Por meio deste método, é possível obter informações valiosas sobre o perfil comportamental de cada colaborador, pontos fortes e características a serem melhoradas, além da identificação do estilo de liderança e comportamentos em momentos de desafio ou pressão.
Seja qual for o método de avaliação de desempenho, esta deve ser vista como importante meio para identificar os talentos dos colaboradores, de forma a melhorar a performance da equipe. E sempre é necessário ter transparência, o profissional precisa ter clareza sobre onde está e aonde pode chegar. Entender como suas contribuições são vistas na organização é um fator chave para manter a motivação em alta.